quinta-feira, 16 de julho de 2009

Festa do Divino Pai Eterno - Trindade

O Museu das Cavalhadas de São Francisco de Goiás apresenta uma reportagem fotográfica sobre a Festa do Divino Pai Eterno em Trindade. A maior romaria do Centro-Oeste brasileiro iniciou-se em 1840, com a descoberta pelo casal Constantino Xavier e Ana Rosa de um medalhão de barro, contendo a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Desde então a devoção tornou-se a mais importante de Goiás e hoje repercute fora do Estado.





















O Padre Benedito, filho de carreiros devotos, levanta a imagem do Divino Pai Eterno abençoando os carreiros e os romeiros na abertura da procissão dos carros de bois.


















A procissão de carros de bois acontece na quinta-feira que antecede o 1º domingo de julho. Reúne centenas de carros de bois num cortejo que parte do santuário velho e se desloca pelas ruas até o carreiródromo. Este evento é um dos mais importantes da Festa de Trindade e mostra como ainda é viva e crescente a antiga tradição do povo goiano de se dirigir todos os anos em caros de bois à romaria do Divino Pai Eterno. Na foto, o carro de boi do sr. José Gonçalves Borges, romeiro da cidade de Varjão.
















O cantado típico do carro de boi e as características físicas dos animais de tração, como idade, pelagem, tipologia dos chifres, são atrações que despertam a atenção e os comentários do público que assiste a passagem da procissão pelas ruas e pelo carreiródromo. O carreiródromo é uma passarela com arquibancada preparada para receber o grande contingente de público que comparece para assistir ao espetáculo de fé e cultura popular.
















Procissão dos cavaleiros. Após a passagem dos carros de bois, as inúmeras comitivas com milhares de cavaleiros, também vindos de muitas cidades goianas, fazem o trajeto da procissão dos carros de bois. É um espetáculo eqüestre que mostra a força da cultura sertaneja de Goiás.
















Missa dos Carreiros. Por volta das cinco horas da tarde de sábado é realizada a missa dos carreiros, reunindo milhares de pessoas numa celebração acompanhada de músicas religiosas em versões sertanejas. A grande quantidade de carreiros de todas as idades e procedências, vestidos à caráter com chapéus e varas de conduzir a boiada, tornam a missa um ritual de grande beleza.






















No final da tarde do 1º domingo de julho acontece a Procissão Luminosa, que tem este nome porque milhares de romeiros seguem a procissão com velas acesas. O cortejo parte do Santuário Velho e se dirige para a Praça da Basílica onde é celebrada uma grande missa. Durante a procissão muitas crianças são vestidas de anjo em pagamento de graças alcançadas. Esta é uma antiga tradição que também se mantém viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário