segunda-feira, 8 de junho de 2009

A VINDA DA FESTA DO DIVINO PARA O BRASIL E PARA GOIÁS

















Os portugueses, durante o período das grandes navegações, levaram às terras recém descobertas a tradição da festa do Império do Divino Espírito Santo. Relatos contam que os rituais da festividade eram praticados até mesmo nas caravelas, durante as longas viagens, quando chegava a data de Pentecostes. Também os açorianos, em suas migrações, contribuíram para difundir a celebração em outras terras, tornando a festa do Divino um acontecimento comemorado não só na Europa, mas também em todo continente americano.

A vinda da festa do Império do Divino Espírito Santo para o Brasil se deu a bordo das naus portuguesas, durante a colonização do país entre os séculos XVI e XIX, embora muitos documentos registrem o século XVIII como sendo o período de introdução da festividade. Durante o processo de estabelecimento da colônia, a religião cristã católica foi dos instrumentos culturais mais fortes que os portugueses utilizaram para a tomada de posse das novas terras descobertas, que deviam ser colonizadas, ocupadas e exploradas economicamente, conforme o interesse da Coroa portuguesa, e evangelizada, conforme a crença da Igreja Católica. Assim a festa do Divino desembarcou nos primeiros portos litorâneos e foi adentrando no interior mais longínquo do Brasil. Os portugueses continentais foram responsáveis pelas introduções nos estados Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, e os portugueses açorianos pelas introduções nos estados Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Pará, embora nesses dois últimos estados a festa não tenha sobrevivido.

Os primeiros registros da festa do Divino em território goiano datam do início do Século XIX. Em Pirenópolis foi documentada em 1819 e já em 1826 o padre Manuel Amâncio da Luz, quando escolhido pela primeira vez imperador da festa, introduziu o espetáculo das cavalhadas. Na antiga capital de Goiás, Vila Boa, o primeiro documento data de 1834 e em Jaraguá e São Francisco data de 1850. A festa do Divino é uma tradição que caminha para quase dois séculos que vem sendo praticada em Goiás; é uma manifestação que mescla o sagrado e o profano, unindo num mesmo calendário a manifestação da fé e da devoção popular ao Divino Espírito Santo, e as expressões laicas da cultura popular e do folclore. Os principais símbolos do Império do Divino são: bandeira com a imagem da pomba do Divino Espírito Santo, a coroa, o cetro e a salva executados em prata, além do mastro.

Em São Francisco de Goiás a festa do Divino acontece simultaneamente às festas de Nossa Senhora do Rosário. A parte religiosa conta com novena, alvorada festiva, levantamento do mastro, fogueira, procissão do imperador e missa solene, e a parte folclórica conta com apresentação de cavalhadas, folia do Divino, leilões e bailes.

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